sábado, 14 de agosto de 2010

Francesco Petrarca




            Nome: Francesco Petrarca
            Nascimento: 20 de Julho de 1304
            Morte: 19 de Julho de 1374
            Cidade natal: Arezzo - Itália
            Habilidades: Pesquisador, filólogo, divulgador e escritor


      Francesco Petrarca nasceu em 20 de Julho de 1304 em Arezzo, na Itália, mas passou sua infância em Florença. Inicialmente seu pai insistia em seu estudo de direito, mas Francesco se interessava pela escrita e literatura latina. Após a morte do pai, em 1326, trabalhou em vários e diferentes empregos burocráticos, tendo assim mais tempo livre para trabalhar em seus escritos. Sua primeira obra, Africa, tornou-o famoso.
      Viajou intensamente pela Europa, trabalhando como embaixador. Durante suas viagens, colecionou manuscritos latinos antigos e assim tornou-se um dos primeiros a redescobrir o conhecimento da Roma Antiga e Grécia Antiga. Participou da primeira tradução latina de Homero e em 1345, descobriu pessoalmente uma inédita coleção de cartas de Cícero.
      Sua carreira na Igreja não permitiu que se casasse, mas foi considerado o pai de duas crianças postumamente.Passou seus últimos anos trabalhando para a Igreja. Doou sua notável bilbioteca de manuscritos para a cidade de Veneza, onde hoje fazem parte do núcleo da Biblioteca Marciana.
       Ele inspirou a filosofia humanista que levou à Renascença, sendo considerado o ''pai do humanismo''.ESmbora sendo um devoto cristão, não via conflitos entre a realização do potencial humano e a fé religiosa. Também é conhecido como'o ''pai do alpinismo'', pelos seus registros de alcançar o topo do Monte Ventoux.
      O nome de Petrarca está associado de maneira indissolúvel ao de Laura, a mulher amada citada na obra o Canzoniere. Laura e Petrarca tiveram pouco ou nenhum contato pessoal. Ele canalizou seus sentimentos para os poemas de amor que eram exclamatórios e escrevou prosa em que mostrava seu desprezo por homens que buscavam mulheres.

                  OBRAS

      Petrarca é mais conhecido por sua poesia italiana: principalmente o Canzoniere e o Trionfi ("Triunfos"). Contudo, Petrarca foi um estudante do Latim e escreveu a maioria de sua obras nessa língua.
      Algumas de suas obras:
  • O Canzoniere;
  • Trionfi;
  • Secretum (''Meu Livro Secreto'');
  • De Viris Illustribus ("Sobre os Homens Famosos");
  • Itinerarium ("O Guia de Petrarca para a Terra Santa'');
  • De Vita Solitaria ("Sobre a Vida Solitária");
  • De Remediis Utriusque Fortunae ("Remédios para os trancos e barrancos").
        Além disso, Francesco juntou suas cartas em dois grandes livros chamados Epistolae familiares e Seniles, uma idéia que veio de seu conhecimento das cartas de Cícero.

                   FRASES DE PETRARCA

       ''As duas cartas de amor mais difíceis de escrever são a primeira e a última.''

       ''Pouco ama aquele que pode dizer quanto ama.''

       ''Na guerra do amor a fuga é uma vitória.''

       ''Tal, censurando os outros, condena-se a si mesmo.''

       ''O fim louva a vida e a noite o dia.''

                      
      Lara Carvalho e Fernanda Thevenard




    

Um comentário: